Plágio: preguiça ou falta de capacidade? | Follow your dreams
Blogosfera

Plágio: preguiça ou falta de capacidade?

Olá dreamers,
Hoje gostaria de conversar com vocês sobre um assunto muito chato, mas que infelizmente ainda acontece muito: o plágio. Mais especificamente, o plágio no mundo dos blogs.

Com o fácil acesso à internet veio o aumento do número de blogs, são vários temas e estilos, todos querem o seu espaço nesse novo “mundo” que é a internet. Isso é ótimo, tanto para o autor quanto para o leitor à procura de conteúdo. E não para por aí, também é bom para as empresas que ganham um novo meio de propaganda, para os consumidores que pesquisam suas próximas compras, e por aí vai.

Porém, com essa facilidade para criar um blog vieram também os plagiadores, pessoas que, sinceramente, eu ainda tento entender. Não sei se é desespero para ser “famoso” à qualquer custo, se é preguiça de criar seu próprio conteúdo ou se é falta de capacidade mesmo. (Aliás, se você for um plagiador(a), por favor, me ajude a entender isso, hahah! :P)

Não há nada mais triste para nós blogueiras (mas blogueiras de verdade!) do que encontrar nossos posts ou fotografias em outro blog/site e pior, sem os merecidos créditos. Digo blogueiras de verdade pois me refiro aquelas que passam horas pensando, escrevendo e elaborando um post com todo o carinho. Não considero blogueira uma pessoa que copia e cola o conteúdo alheio sem permissão e ainda acha que vai fazer sucesso.

Não sei a opinião das blogueiras em geral, mas eu não me importo que usem minhas fotografias desde que me avisem e coloquem o crédito ao meu blog ou flickr, onde a pessoa pegou a foto. Não precisa nem escrever “peguei essa foto no blog/flickr da Karoline”, basta linkar a imagem para algum deles que já fico satisfeita. Na verdade fico até feliz quando isso acontece, pois além de saber que essa pessoa gostou da minha fotografia (do contrário não usaria), vejo que ainda existem pessoas corretas que não tentam tirar proveito do trabalho dos outros. Mesmo que a blogueira não goste ou não permita não custa nada perguntar, não é mesmo?! O máximo que vai acontecer é você ouvir um não.

Por isso, coleguinhas, aqui vai o meu recado: pedir permissão não dói! ;)

Para quem ainda não sabe ou simplesmente não se importa, PLÁGIO É CRIME e dá cadeia! Se acontecer comigo eu denuncio e o blog/site que me plagiou corre o risco de ser retirado do ar, no mínimo. Recomendo que minhas amigas blogueiras façam o mesmo, só assim poderemos combater ou pelo menos diminuir esse mal.

Para denunciar um blog da plataforma blogger clique aqui.
Para denunciar um blog da plataforma wordpress clique aqui.

Até o post de amanhã,
xoxo 

27 Comentários

  1. Super concordo ! Certa vez vi um blog com alguns brushes iguaizinhos de outro blog. Aí na hora fiquei confusa: QUAL É O ORIGINAL? Fico bem triste em saber que existem pessoas com o pensamento de que: VOU FICAR FAMOSO COM O CONTEÚDO DE OUTRA PESSOA QUE FAZ SUCESSO COM ISSO. ):

  2. Tá aí uma coisa que eu adoraria entender! O mais legal de bloggar é justamente essa possibilidade de poder se expressar. E cada um tem o seu jeitinho de escrever, fotografar… daí chega alguém que só copia o que o outro faz e eu fico sem entender… E PRA QUE isso?
    Enfim, se um dia descobrir me conta Karol! haha
    Beijos e deixa eu ir ali ver suas outras postagens que estou atrasada com elas! rs

  3. Achie ótima sua dica e acho super importante dar créditos! Acho horrível o plágio é sinônimo de falta de criatividade. Adorei sua iniciativa. Se eu ver algum conteúdo seu por aí te aviso, tá? Ah, também tenho um Ipad branco, haha!
    ;*

  4. ÈÈ verdade Kaa!!
    Super concordo.. As vezes acho que é preguiça da pessoa mas tipo se a pessoa começa a faze isso sempre ai acho que já é falta de caráter e de capacidade mesmo! Ninguém precisa ficar copiando texto de ninguém né?! Basta ter criatividade e esforço que consegue ; ) E se pegar não custa nada dizer de onde pegou e avisar ou pedir a pessoa é claro… Uma vez peguei um texto do tumblr, não pedia a pessoa mas coloquei la de onde peguei.

  5. tenho uma amiga que faz isso, já dei um toque a ela pra ver se ela caia na real, mais ela não faz nada ‘-‘ diz que não copia ninguém, mais eu conheço o blog de quem ela pegou e já vi a postagem no blog, e mesmo assim eu não tenho coragem de denuncia – lá pois é minha amiga ! :O

    1. Ai, Yasmim, que chato! :( Mas mesmo sendo amiga eu optaria por falar tudo. Conversa com ela, diz que o que ela tá fazendo não é legal e que ninguém consegue sucesso roubando o trabalho dos outros.

  6. Amei esse post! Uma vez, uma blogueira acusou-me de plágiuo, disse que o que eu estava a fazer era errado e tal… Eu disse-lhe que era errado, mas eu nunca plagiei ninguém! SE inspirar não é sinónimo de copiar!

    Beijos doces <3

  7. Concordo com você sobre isso, porque plagiar se você pode criar algo do seu jeito? Eu tenho uma amiga ex-blogueira e estava com ela quando descobrimos uma página que copiava tudo dela. É super chato encontrar seu conteúdo por aí, sem permissão e com créditos a uma pessoa estranha. E qual seria a solução? Bloquear a cópia dos conteúdos da página? E a pessoa, na cara de pau, ainda disse que estava citando ela! CITANDO!! Citar é pegar uma frase, um parágrafo e dar os devidos créditos. Quando os plagiadores vão deixar de preguiça e trabalhar?

  8. Super concordo, a gente fica horas pensando em posts, tirando fotos, escrevendo, editando layouts para depois vir uma pessoa sem criatividade (pelo menos é oque parece que essas pessoas são) e copiar, acho super chato isso, e denuncio, não só com meu blog, como em outros

  9. Concordo!! Eu mesma não entendo. Já vi acontecer comigo umas duas vezes uma fui “reclamar” e a outra vi que apenas tinha mencionado o nome do meu blog. Mas não mencionou links nem nada. E foi um código que descobri. Mas valeu, nem liguei muito só pelo fato de ter colocado o nome do blog :)

    Eu asso horas e horas fazendo um post, mesmo quando se é pequeno. E ficaria muuuito chateada se visse mais uma vez algo do tipo. Quando pego algo de um blog, na minha página Sobre, tem uma parte de créditos com vários links e não vejo mal algum de creditar!

    Beijos! Fique com Deus!

  10. Olá.
    Coisa triste isso! Já aconteceu comigo algumas vezes!
    Falta de respeito mesmo! Muito chato!!!
    Meu blog está privado porque ainda estou terminando de criar.
    Ótimo post.
    Bjs

Deixe uma resposta