O que é domínio e hospedagem? | Follow your dreams
Blogosfera

O que é domínio e hospedagem?

Oi pessoal,

Esse post é destinado aos blogueiros iniciantes (ou curiosos), nele vou responder as perguntas que mais recebo sobre domínio e hospedagem.

O-que-e-dominio-e-hospedagem

O que é domínio?

Todo estabelecimento tem um nome que o identifica, correto? Suas correspondências só chegam na sua casa pois ela tem um endereço que é único, correto também? Na internet funciona da mesma forma. As pessoas só conseguem acessar o seu site/blog/perfil na rede social pois ele tem um endereço único, e esse endereço se chama domínio.

Existem vários tipos de domínios, os gratuitos que alguns serviços oferecem (.blogspot.com.br, .tumblr.com, .wordpress.com, etc.) e os pagos que você pode comprar em alguma empresa especializada (.com, .com.br, .net, .org, etc.).

 

Por que ter um domínio pago?

Se você quer ter ou tem um blog recomendo fortemente a compra de um domínio próprio. Na minha opinião as maiores vantagens são:

  • Endereço mais curto e mais fácil de memorizar.
  • Aumenta a credibilidade do seu blog pois você saiu da “multidão” e investiu nele, o que significa que você tem confiança no que faz.
  • Investimento baixíssimo. O pagamento é feito anualmente e custa em torno de R$30,00.

 

Dicas na escolha do domínio

A escolha do domínio tem muita influência em um blog. Um endereço com palavras simples e fáceis de memorizar pode ser a diferença entre um blog muito ou pouco visitado. Minhas dicas para uma melhor escolha são:

  • Evite endereços muito longos.
  • Escolha palavras simples. Evite palavras difíceis de escrever/lembrar.
  • Evite letras duplicadas. Exemplo: blogdaana.blogspot.com.
  • Evite endereços com nomes próprios “complexos”. Exemplo: o meu blog teve um salto nas visitas depois que mudei o endereço de karolinevendramini.com para followyourdreams.com.br.

É claro que nem sempre é possível seguir todas essas dicas e isso não significa que o seu blog está condenado ao fracasso. Cada caso é um caso.

 

O que é hospedagem?

Você só consegue ver uma foto do seu computador porque existe um arquivo dessa foto que está guardado em alguma pasta, não é?! Todas as informações de um site/blog também precisam ficar guardadas em algum lugar. A hospedagem funciona como uma pasta que guarda essas informações.

A diferença da hospedagem para uma pasta comum do seu computador, é que a hospedagem fica armazenada em computadores específicos para guardar as informações de um site, eles funcionam 24h para que o site esteja sempre no ar. Esses computadores se chamam servidores web.

Alguns serviços da internet não cobram por essa hospedagem. Por exemplo, uma rede social armazena suas informações e fotografias nos servidores dela sem cobrar por isso. O Blogspot, WordPress.com e Tumblr são plataformas de blog gratuitos que também armazenam suas informações nos servidores deles gratuitamente. O ponto negativo de todos esses casos é exatamente esse, as informações ficam armazenadas nos servidores deles, não são realmente suas. Se decidirem fechar, você perde seu perfil na rede social ou seu blog naquela plataforma, simples assim.

Quando você tem um site ou blog com hospedagem própria, todas as informações são suas e independentes de serviços gratuitos que não tem compromisso com você.

 

Que empresa escolher?

Já citei acima que a hospedagem é armazenada em servidores que devem funcionar 24h, pra que o site fique sempre no ar. Infelizmente em algumas empresas não é exatamente assim, apesar da promessa.

Minha história: Por cerca de 1 ano e meio minha hospedagem foi da UolHost (odeio citar nomes mas nesse caso é preciso). Apesar de conhecer quem ame e não queira por nada sair da UolHost, no meu caso foi decepção atrás de decepção. O site ficava sempre fora do ar e o atendimento era pra lá de péssimo. Até que um certo dia após 1 semana com o site fora do ar e sem resposta alguma deles, resolvi trocar de empresa.
Ao pesquisar vi que todas as empresas brasileiras tinham muitas reclamações, então arrisquei em uma, a HostGator. Felizmente desde então não tive problemas com instabilidade e todas as minhas dúvidas foram muito bem respondidas no atendimento. Mas isso não significa que você não terá problemas se contratá-los, assim como muita gente não tem problemas com a UolHost mas eu tive, por isso não faço recomendações de empresas.

Resumindo: na escolha da empresa recomendo que você faça sua pesquisa e aposte onde julgar melhor (ou menos pior).

 

Essas são minhas breves considerações sobre o assunto, não aprofundei nem usei termos técnicos pois, como disse no início, esse post é destinado aos iniciantes.

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, comente! Emoji5

12 Comentários

  1. Olá! Esse post foi realmente muito útil, estava na dúvida justamente sobre esse assunto e você me esclareceu ^^
    Eu gostaria de pedir uma coisa se possível… um tutorial de como colocar as postagens relacionadas abaixo de cada post, mas na página inicial, sem que a pessoa tem que entrar em um determinado post.
    Desde já obrigada, e ótimo trabalho!

    1. Olá :) Obrigada pela sugestão e pelo comentário, postagens relacionadas é um tutorial sempre pedido pelos leitores então com certeza será postado em breve.
      Bjs

  2. Qual plataforma você usa Blogger, WordPress…? E outra perguntinha… Quando você tira o domínio próprio dessas plataformas (ex: blogspot.com) e troca pelo seu próprio domínio, você perde a hospedagem? Não sei se da para entender ^^ é que sou iniciante…

    1. Oi Giovana, o FYD está atualmente no WordPress (.org). Entendi sua pergunta e a resposta é não, ao trocar o domínio gratuito deles por um domínio pago você não perde nada que eles oferecem. :)
      Bjs

  3. Oi Karol, tenho uma duvida, espero muito que você me ajude! O nome do meu blog é Menina Moça, gostaria de colocar o domínio meninamoça.com com Ç. Você acha arriscado usar o ç? Tô com medo por que ja li em alguns lugares que certos navegadores bloqueiam sites assim e tambem tenho medo das pessoas esquecerem do ç :S O que fazer?

  4. Há quatro anos uso o UOL Host e nunca tive nenhum problema. Uma vez mandaram um boleto estranho pra minha casa, entrei em contato com a empresa e deu tudo certo. O único porém acabou de acontecer: fui renovar o domínio e aumentou de preço. Tipo, QUADRUPLICOU do nada! To em pânico :(

  5. OI,tudo bom?
    Amei as dicas,mais ainda tenho dúvida,quando você paga pelo domínio,necessariamente você ta obtendo uma hospedagem? Ou você tem que contratar uma hospedagem e dentro desse plano você tem direito do site e domínio?
    Tava olhando e a minha maior dúvida é essa,contrato só o domínio ou hospedagem com direito a domínio?

    1. Angelina, são duas coisas separadas. Comprar o domínio não é comprar a hospedagem, se você precisa dos dois, precisa comprar os dois. Mas algumas empresas oferecem 1 domínio grátis na compra da hospedagem.
      Bjs

Deixe uma resposta