Estatísticas de blogs e Google Analytics | Follow your dreams
Blogosfera

Estatísticas de blogs e Google Analytics

Olá dreamers :)
Para quem, assim como eu, usa a plataforma blogger e checa as visitas lá no Painel → Estatísticas tenho uma péssima notícia: você está sendo enganado. Calma, não se desespere ainda, vou explicar. Acontece que as visualizações mostradas nessas estatísticas não são visualizações do blog, são visualizações de página! Isso significa que se 1 pessoa entra no seu blog e visita 5 páginas, o blogger contará 5 visualizações. Então se você via 10 mil visualizações e achava que teve 10 mil visitantes, sinto em lhe informar, não é bem assim. Provavelmente o verdadeiro número de visitantes é bem menor. Ok, pode se desesperar agora. Hahah

Bom, como acho  importantíssimo saber o número de visitantes do meu blog, ao saber disso imediatamente procurei uma alternativa e logo encontrei o Google Analytics. É ótimo, mostra não só os visitantes, mas também várias outras informações interessantes como taxa de rejeição, tempo médio que os visitantes ficam no seu blog, entre outras. Recomendadíssimo! De verdade, me arrependo de não ter me cadastrado antes. O único problema é que não dá para resgatar as informações de antes do cadastro, ou seja, não contará os visitantes de antes. :( E é por isso que recomendo que você se cadastre o mais rápido possível!

Para ajudar vocês vou explicar um pouquinho do que aprendi sobre o Google Analytics. :)

● Taxa de rejeição: é considerada rejeição quando um visitante, independentemente do tempo que permanece no seu blog, visita apenas uma página e fecha.
● Visitas: quantas  vezes o seu blog foi visitado. Se uma pessoa visitou duas vezes com intervalo de 30 minutos, contará como duas visitas.
● Visitantes únicos: quantos visitantes o seu blog teve, independentemente da quantidade de vezes que a mesma pessoa visitar.
● Tempo médio no site: a média de duração das visitas do seu blog.
● Porcentagem de novas visitas: a média de duração das visitas do seu blog.
● Novos visitantes: porcentagem de pessoas que visitaram o seu blog pela primeira vez.
● Páginas por visita: porcentagem de páginas visualizadas por visita.

Quando você cadastrar o seu blog o Google Analytics vai te oferecer um Tracking Code, você vai precisar colocá-lo no layout do blog para que o mesmo possa ser monitorado. Caso você tenha algum subdomínio (como no meu caso, o templates.karolinevendramini.com) escolha a opção: Um domínio e múltiplos subdomínios (One domain with multiple subdomains), se você não tiver deixe marcada a opção padrão: Um único domínio (One single domain).


Há duas maneiras de instalar o Tracking. Primeiro, copie o código que será oferecido pelo Google Analytics.
1 – Vá em Editar o Html do seu template e procure (Ctrl + F) pelo trecho: </body>
Logo ACIMA dele cole o código.

OU

2 – Vá nos Elementos da página do seu blog, clique em Adicionar gadget e selecione Html/Java Script. Agora cole o código e lembre-se de NÃO ADICIONAR TÍTULO.

Atenção: As duas instalações acima servem para o mesmo propósito, por tanto, escolha apenas uma que você considera mais fácil.

Prontinho, instalação concluída! Pode demorar algumas horas para que o Google comece a mostrar as estatísticas do seu blog, mas se passar de 24 horas verifique, pois você fez algo errado.

 

É isso, espero que seja útil. Dúvidas? Comente.

Até a próxima ;)

17 Comentários

  1. Finalmente encontrei um lugar onde ensina a colocar corretamente o código.. porque eu estava tentando a muito tempo e nunca dava certo.
    Obrigada pelas dicas! Foi de grande ajuda!! :)

    1. Nuna, as estatísticas são vistas no site do Google Analytics. No painel do blogger só mostram as visualizações de página, não quantidade de visitas e visitantes.

Deixe uma resposta