DIY: Guirlanda de feltro | Follow your dreams
D.I.Y.

DIY: Guirlanda de feltro

Olá!

No post de hoje vou mostrar pra vocês como eu fiz essa guirlanda de feltro super fofa. É uma ótima ideia de presente e as possibilidades são infinitas! Dá pra fazer qualquer desenho e qualquer modelo que a sua criatividade permitir. Além disso, é uma boa dica de negócio pra quem tá precisando de um dinheirinho extra e que pode ser feito em casa mesmo. :)

Esses são os materiais que eu usei para confeccionar essa guirlanda da fotografia:

  • Feltro (encontrado em lojas de tecido e super baratinho, comprei o metro por R$11,00).
  • Tecido estampado de algodão
  • Duas tampas de recipiente de cozinha, uma grande e outra média
  • Papel (usei papéis impressos e um catálogo de loja que iam para o lixo)
  • Cola quente ou cola de silicone líquido
  • Linha
  • Agulha
  • Tesoura
  • Miçangas pequenas estilo pérola
  • Fita de cetim

Vamos começar?

 Pegue algumas folhas de papel e as tampas. Desenhe o formato da tampa grande no papel e recorte.

 Agora, no centro do círculo recortado, desenhe a tampa menor e recorte. O resultado vai ficar parecido com uma boia, esse será o seu molde.

 Use o molde para recortar o tecido e para te auxiliar você pode usar alfinetes. Eu escolhi fazer a guirlanda com dois tecidos diferentes, então recortei um pouco mais da metade do molde de cada tecido. Não corte exatamente a metade, pois você vai precisar de uma pequena sobra na hora de costurar.  necessário duas peças de cada parte, pois elas serão costuradas e preenchidas, como se fossem “travesseirinhos”.

 Desenhe também os outros detalhes que você escolheu para enfeitar, no meu caso, escolhi as corujinhas e as letras. Desenhei tudo à mão, mas na internet existem milhares de moldes. Caso você queira corujinhas iguais às minhas estou disponibilizando o molde: CLIQUE AQUI PARA VER.

 As corujas também serão preenchidas, mas somente o corpo, então corte duas peças dele também.

 Corte as asas com uma sobra na lateral, pois essa sobra ficará para dentro do corpo da coruja na hora de costurar.

Aqui está o resultado de todos os cortes:

 Costure tudo, o ponto é o mesmo que eu havia ensinado em outro tutorial:

 Corte um pedaço de linha, dobre ao meio e coloque as duas pontas na agulha, assim você não precisa dar nó. No primeiro ponto, pra ficar bonitinho, recomendo que atravesse a agulha dentro de apenas 1 pedaço de feltro (veja a imagem 1 abaixo). Antes de puxar tudo, passe a agulha dentro da linha (imagem 2 e 3).
 Nos pontos seguintes você já pode passar a agulha dentro dos 2 pedaços de feltro, para uni-los, e então antes de puxar a linha toda, passe a agulha dentro da linha novamente. Repita isso até quase fechar a letra/desenho. Veja na imagem 4 como vai ficando.
 Antes de fechar com a costura, preencha com algodão, acrilon ou até pedacinhos de tecido picados.

 

Agora sim, tudo devidamente costurado e preenchido. :) Acrescentei um passarinho porque achei que estava faltando alguma coisa.

 Com cola quente ou cola de silicone líquido, cole todos os detalhes na guirlanda. Posicione tudo em cima da guirlanda antes de colar e vá colando peça por peça, assim você garante que nada fique torto.

 A guirlanda está pronta, mas ainda é necessário algo para pendurar. Corte um pedaço de tecido (não é preciso medida exata, qualquer pedaço parecido com o da fotografia irá servir) e um pedaço de fita suficiente para fazer um nó com um laço, como um cadarço.

 Dobre o pedaço de tecido como é mostrado abaixo, dessa forma não é preciso costurá-lo e o tecido não vai desfiar com o tempo.

 Cole ou costure atrás da guirlanda (recomendo que costure pois fica mais firme), centralizando com bastante cuidado para que ela não fique torta quando for pendurada.

 Cole ou costure o laço na parte da frente. Para colocar uma miçanga, como eu fiz, o acabando fica melhor se for costurado.

 Recorte outro pedaço de fita pequeno, o suficiente para dar dois nós, e passe-o por dentro do tecido dobrado. Dê dois nós bem firmes, corte o excesso e esconda os nós dentro da “dobrinha” do tecido.

Fim!

Espero ter conseguido ensinar direitinho e que a guirlanda de vocês fique linda! E me mandem fotos! 

Tags : Feltro

8 Comentários

    1. Renata, exatamente! Que bom que eu consegui passar isso no tutorial, fiquei com medo de postar algo tão grande e enfeitado e não conseguir mostrar como é fácil fazer.
      Um beijo!

  1. Oi!

    Estou usando um de seus layouts e por isso tenho seu blog como favorito . Quando vi que tinha post novo resolvi vir aqui ver e me surpreendi com um trabalho tão bem feito ! Muito linda sua guirlanda . Parabéns :)

  2. Nossa que lindoo <33 Eu achava que era complicado de fazer, mais não é!! Eu com certeza vou fazer para botar na porta do meu quarto, mais vou pedir ajuda para minha mãe porque não sei costurar hahahaha! Beijos amo o seu blog =D

Deixe uma resposta