Diferenças entre WordPress.com e WordPress.org | Follow your dreams
Blogosfera

Diferenças entre WordPress.com e WordPress.org

Oi pessoal, tudo bom?

Resolvi fazer esse post rapidinho (rápido pra ler, mas horas pra escrever) falando brevemente sobre as diferenças entre o WordPress.com e o WordPress.org pois percebi que muita gente acha que são iguais, ou alguns até nem sabem que existem dois, e isso pode gerar transtornos. Logo entenderão porquê. :)

Diferenca-entre-WordPress-com-e-WordPress-org

Diferença de investimento

Ambos são gratuitos. PORÉM, o WordPress.com não necessita de hospedagem e domínio para funcionar, mas o WordPress.org precisa. Isso faz com que o .org tenha um custo, que é o custo desses serviços e varia de acordo com a empresa, mas geralmente é algo em torno de R$30 por ano pelo domínio e R$15 por mês pela hospedagem (valores atuais da empresa que eu uso, a HostGator).

Não sabe o que é hospedagem ou domínio? Leia esse post aqui.

Agora vocês se questionam: se ambos são WordPress, mas o .com é gratuito, por que então eu escolheria o .org? Aí que está x da questão. A diferença entre eles é TÃO grande, que essa confusão pode causar transtornos.

Por exemplo: é muito comum no meu trabalho clientes que contratam temas personalizados para WordPress e depois descobrem que no seu .com não é possível instalar, e aí acabam tendo que gastar um pouco mais e mudar para o .org.

Outro caso que acontece bastante é quando o usuário do Blogger vê todo mundo falando tão bem do WordPress que decide migrar e escolhe o .com (pois não sabe das diferenças e o fato de ser gratuito influencia totalmente a decisão) mas depois se arrependem, pois ele tem ainda menos opções que o Blogger.

 

Vantagens do WordPress.org

PLUGINS. Uma vantagem do WordPress.org é que, nele você pode fazer a instalação de plugins. AH, plugins.. Emoji12 Como não amá-los? Na minha opinião, os plugins são a maior vantagem que o WordPress tem sobre o Blogger, existem um pra praticamente qualquer coisa que você precise fazer, sério. Eles podem te ajudar a otimizar o seu blog, adicionar algumas opções interessantes no design, podem ser super úteis como o plugin dos comentários do Facebook, enfim, farei outro post depois falando só sobre plugins.

TEMAS PERSONALIZADOS. Mas todos temos que concordar que a maior vantagem do WordPress.org é sem dúvida, a opção de instalação de novos temas a personalização ilimitada. Enquanto que no WordPress.com você precisa escolher entre os temas que eles oferecem, além de só poder personalizar algumas coisas neles. Por isso digo que, se pretende usar o WordPress.com, é melhor ficar no Blogger mesmo, pelo menos nele você pode personalizar o template.

 

Desvantagens do WordPress.org

MAIS DIFÍCIL DE USAR. Com tantas opções a mais, no início o usuário pode ficar um pouco perdido. Se você não tiver paciência ou interesse em aprender, talvez seja necessário contratar um profissional pra fazer a instalação do blog e as personalizações de tema.

INVESTIMENTO INICIAL. Não tem como usar sem a hospedagem só para testar se gosta da plataforma, como alguns me perguntam. Já na criação do blog você precisa ter a hospedagem contratada e funcionando.

 

Vantagens do WordPress.com

FACILIDADE. Já nos primeiros passos o WordPress.com demonstra sua extrema facilidade de navegação em relação ao WordPress.org. O cadastro nele é simples e você não precisa criar bancos de dados MySQL, que é o caso do .org.

Tá precisando de ajuda pra instalar o WordPress.org? Dá uma olhada nesse post aqui.

BLOG RESPONSIVO. Ter um tema responsivo (que se adapta em dispositivos móveis) é bem mais simples no .com, basta configurar essa opção em Aparência > Móvel. Isso se dá porque, como eu disse acima, os temas dele são fixos e oferecidos pelos desenvolvedores, então já são preparados com essa opção de responsivo. Quando usamos um tema personalizado por terceiros no .org pode ser que ele não seja responsivo, e não é tão simples assim tornar um blog responsivo, é preciso conhecimento de programação web. Mas existem plugins que quebram um galho (eu disse que tem plugins pra tudo, né?! :P).

 

Desvantagens do WordPress.com

POUCA PERSONALIZAÇÃO. Sem a opção de instalar plugins ou temas já fica difícil, mas o que desanima mesmo quem gosta dessa parte é que nele não temos acesso ao código do tema, o que limita muito as opções de personalização.

 

Então, qual deles é o melhor?

Pra responder essa pergunta você deve analisar qual é o seu objetivo com o seu blog. Você pretende comprar serviço de personalização de temas no futuro, ou está satisfeito com temas que oferecem pouca personalização? Você está disposto a investir financeiramente no seu blog, ou precisa de uma plataforma gratuita? Há muitas questões à analisar e cada caso é um caso.

Minha experiência: Uso o .org e não abriria mão dele, acho que vale totalmente o meu investimento pois o blog é o meu hobby, algo que eu faço nas horas vagas e me divirto. Se eu ganhar algo com ele ou não, continuarei usando o .org e gastando com ele, pois acho que o retorno que recebo vale a pena. Mas se por acaso eu precisasse sair dele, trocaria pelo Blogger e não pelo WordPress.com.

 

Espero ter ajudado vocês na decisão Coracao1. Dúvidas nos comentários.
Um beijo!

Tags : WordPress

12 Comentários

  1. Oi Karol, olha eu aqui de novo! rsrs

    Então sou tão indecisa, não sei em qual plataforma ficar… se fico no .org, se volto pro .com ou migro de novo pro blogger!Meu Deu que indecisão! Gostei bastante das plataformas wordpress, achei elas mais fácies de escrever os post. O que pega pra mim no .org é questão de programação…humm tá difícil! Por favor faz mais tutorias a repeito do wordpress.org?!

    Ah mais uma coisa, por acaso no .org tem algum plugin pra colocar seguidores no blog?

    Bjs lindona…

    1. Oi Camila, deve existir sim, mas não sei te dizer com certeza. Vou pesquisar sobre isso pra escrever meu post sobre plugins :)
      Um beijo!

  2. Adorei seu post..
    Mudei faz alguns meses para o WordPress.org com domínio e tudo certinho..
    Vejo muita diferença de um para o outro.. brinco com as pessoas que tem um plugin pra tudo. Rsrsrs
    Ainda estou buscando plugins.. tem muitos..kkk
    Amei o post! Estou esperando ansiosa para o post de plugins.. =D
    Super Beijo

    1. Obrigada! Plugins são ótimos e existem muuitos mesmo heheh Mas use com moderação, como falei no post, usar muitos pode deixar o seu blog lento. Bjs :)

  3. Quero criar um blog, mas estou numa indecisão haha Eu gosto muito do wordpress e do blogger, acho o wordpress mais profissional, mas como ainda não criei o blog e não sei se alguém vai gostar, tenho um pouco de receio de gastar dinheiro em hospedagem e domínio. O blogger é melhor porque posso personalizar mais, o wordpress.com é bem limitado. Aí eu tenho uma pergunta: se eu criar um blog no blogger, posso migrar para o wordpress depois ou os posts vão ficar todos estranhos? O que você faria no meu caso? Me ajuda!!! hahaha
    Muito obrigada!

  4. Karol, estou neste dilema, se troco ou não de Blogger para WP, mas pq estou com dor no coração de mudar meu template do blogger rs rs acho que o WP fica uma coisa mais profissional, mais imponente ( sei la eu se é só impressão )
    Existe plug-ins para instalar no WP? Pq no Blogger é de sofrer viu, o meu instalei no final da pagina pq em cima não consigo e memso assim ele ta com erro na pagina seguinte :(

    Queria saber uma coisa, o Hostgator, diz que é altamente recomendado proteger o Website com o SiteLock Basic, a 9,99 /mês, você o contratou tb?

    Beijos

    1. Oi Viviane, também tenho essa impressão do WP. Não contratei esse SiteLock, fiz os meus próprios mecanismos de proteção. :)

      Beijos

Deixe uma resposta