3ago2016

Blogger ou WordPress, qual é o melhor?

  • Categorias: Blogosfera   |   Tags: ,
  • Oi pessoal,

    Nesse post vamos falar sobre uma das dúvidas que eu mais vejo por aí: qual é melhor, Blogger ou WordPress?

    Blogger ou WordPress 1

    Atenção: o WordPress tem duas versões, a .com e a .org. As duas são extremamente diferentes.
    Para esse post vou utilizar como referência o WordPress.org.
    Se você não sabe do que estou falando, leia esse post.

    Esse é uma questão difícil de resolver. Acontece que, assim como em todos os assuntos do mundo, não existe melhor ou pior, existe o que é mais adequado às suas necessidades. Por exemplo, uma câmera compacta é melhor que uma "profissional"? E você pensou: "sim!", mas a resposta é: depende. Se eu não entendo nada de câmeras e fotografia (e nem pretendo estudar), com certeza pra mim a melhor opção é a compacta, já que ela faz toda a configuração de forma automática.

    Essa mesma lógica é aplicada ao tema do post. Antes de tudo você precisa analisar quais são as suas necessidades: que tipo de blog você pretende criar e que ferramentas você vai precisar. A maioria das pessoas conclui que o WordPress é melhor e ponto final, acredito que principalmente por ele necessitar investimento financeiro e o Blogger não. "Se precisa investir, então deve ser melhor", pensam. Mas com esse raciocínio, pode ser que você gaste dinheiro em algo que não precisa. O WordPress é mais avançado e oferece mais opções, isso é fato, mas se você não sabe ou não pretende tirar proveito disso, já que o seu blog só usa ferramentas "básicas", será que ele é mesmo o melhor pra você?

    Blogger

    Vantagens

    Entre as plataformas gratuitas e fáceis de usar, o Blogger é, sem dúvida, o maior vencedor, ganhando até do WordPress.com. Não é preciso nenhum conhecimento técnico para utilizá-lo, basta acessar o site, criar uma conta e pronto, você tem um blog com muitas ferramentas de personalização e algumas ferramentas utilitárias que já vem prontas (como newsletter, estatísticas, etc.).

    Desvantagens

    Uma das maiores desvantagens do Blogger é a pouca segurança, basta saber o login do e-mail para poder fazer o que quiser com ele, inclusive excluí-lo. Não existem outras ferramentas de proteção além das padrões oferecidas pela Google.

    Resumindo: se você é iniciante, não conhece da parte técnica e não quer investir por enquanto, o Blogger é a sua opção ideal. Ou se você não for iniciante, mas o seu blog só utilizará ferramentas básicas, o Blogger atenderá bem as suas necessidades.

     

    WordPress

    Vantagens

    Como já mencionado, o WordPress oferece mais opções, tanto de ferramentas quanto de personalização. Você pode criar, basicamente, o que você quiser com ele, existem até sites institucionais que utilizam WordPress.

    Uma das maiores vantagens, pra mim, é a alta segurança que o WordPress oferece. Primeiro que, para promover um estrago irreparável seria necessário acesso à várias senhas, e não só a de login do blog, como no Blogger (existem as senhas do banco de dados e do ftp). E ainda há a possibilidade de instalar alguns plugins para reforçar essa segurança, que exibem, por exemplo, quem logou ou tentou logar no seu blog e onde a pessoa está.

    Desvantagens

    No WordPress até para iniciar um blog é preciso ter conhecimento técnico. Algumas ferramentas básicas que já vem prontas no Blogger, no WordPress é preciso instalar.

    Resumindo: O WordPress oferece muitas funções que não estão presentes no Blogger (como plugins), as quais só você pode julgar se são necessárias para o seu blog ou não. As opções de personalização são quase infinitas. Mas se você não tem conhecimento técnico, precisará de um profissional.

     

    Criei uma tabelinha exibindo alguns pontos diferentes entre eles que pude notar ao longo da minha experiência. Se você tiver algo a acrescentar, comente! Conhecimento é sempre bem vindo. :)

    Blogger ou WordPress 2

    Espero ter ajudado nessa dúvida.
    Até a próxima!

    22 Comentários em “Blogger ou WordPress, qual é o melhor?”

    1. Maria Eduarda 4 agosto 2016 at 19:55 #

      Ameiiiii o post!Agora sei quando vou precisar do wordpress!

    2. Mari Barros 4 agosto 2016 at 21:46 #

      Adorei essa dica, estou para criar um blog para mim e isso super me ajudou

    3. Flavi - Memórias de uma Guerreira 9 agosto 2016 at 12:49 #

      Oieeeeeeeeee!
      Vim aqui deixar um breve recadinho pra dizer que fiz uma listinha super especial e eu espero muito que você goste do que tem lá!

      Blogs que a Guerreira ama!! ♥

    4. Ana Cecília 11 agosto 2016 at 16:41 #

      Ótimo post Karoline, esclareceu bastante as dúvidas e até coisas que eu ainda não sabia. Sucesso sempre! ♥
      http://www.literalmenteenrolada.com

    5. Ulisses 8Bits 22 agosto 2016 at 17:16 #

      Para quem está iniciando o wordpress.com também é bom, embora não ofereça um espaço grande para imagens. Embora você tenha feito a ressalva no início do post, eu acho que a comparação mais válida seria com o .com e não com o .org, devido a imensa diferença entre eles... o blogspot é concorrente do .com e não do .org.

      • Karoline 28 agosto 2016 at 10:04 #

        Oi Ulisses, na teoria até pode ser, mas na prática o Blogger é o concorrente do WordPress.org, e não do .com. O usuário apenas fica na dúvida entre o Blogger e o wordpress.com se não conhece o .org e a diferença entre eles.

        • Willian 5 setembro 2016 at 21:10 #

          Eu acho a comparação do WP.org com o Blogger injusta, porque o WP.org é infinitamente superior. :P

          O melhor seria comparar com o WP.com porque os dois são grátis. :)

          • Karoline 7 setembro 2016 at 11:31 #

            É verdade, concordo com você, mas no dia-a-dia os clientes ficam em dúvida entre o .org e o Blogger mesmo, principalmente porque o .com não pode ter temas personalizados, então, quem tem conhecimento disso, descarta ele logo hahah

            Acredito que essa dúvida (entre o .org e o Blogger) seja exatamente porque é preciso investir financeiramente em um e no outro não, querem saber o que há de tão diferente entre eles que faça valer a pena o investimento, por isso fiz o post. Já respondi tanto essa dúvida que decidi escrever esse post. :)

            Bjs

    6. claudia 1 setembro 2016 at 2:37 #

      Ola sera q vc poderia ensinar como por o botão amei nas postagens do blog. Ja procurei e nao encontro so tem coisas relacionadas ao face.

      • Karoline 7 setembro 2016 at 11:35 #

        Oi Claudia, não conheço solução semelhante para o Blogger. Para WordPress.org o plugin se chama Zilla Likes.

    7. Caio Borrillo 16 setembro 2016 at 20:40 #

      Blogger pode sim ser responsivo e muito bonito. No site Themexpose, por exemplo, tem lindos templates para Blogger, todos responsivos, com uma personalização excelente. Tem gente que acha até que não está acessando Blogger e sim WP. Tem o Sora Templates também. Os templates nativos do Blogger não são bons, mas tem ótimas alternativas.

      Sobre a questão da segurança, o Blogger é integrado ao pacote Google de segurança. Hoje os passos de verificação são os mesmos e por estar tudo integrado, a plataforma é sim segura. E justamente por ser do Google, ele não fica fora do ar. O usuário também deve se cuidar, colocar senha forte, seja a plataforma que for.

      O blog é seu sim. É só baixar para o seu computador e reinstalar tudo em outro lugar ou outro endereço, ou até mesmo no WordPress. Não sejamos levianos de achar que o Blogger vai remover tudo do ar quando bem entender. Ele só faz isso se seu blog viola as diretrizes de uso. E é uma questão de segurança você fazer download do seu conteúdo, pois até mesmo no WordPress plugins levianos podem abrir portas pra gente mal intencionada. É só perguntar pra Sernaiotto o que aconteceu quando ela instalou um plugin pirata: apagaram o blog dela inteiro. Isso não acontece no Blogger.

      Sei que o WordPress tem muitas ferramentas, mas um usuário mais avançado de Blogger vai conseguir otimizar SEO, categorias e template responsivo sem muito esforço. É ilusão pagar hospedagem, pagar domínio, pagar plugin e tudo mais se a pessoa só vai sentar e escrever. Não caiam na ilusão de que seu blog vai bombar por ser WP. O que vai fazer seu blog bombar é bom conteúdo. Não importa se é Blogger, Worpdress ou Tumblr.

    8. Abigail Ribeiro 28 setembro 2016 at 10:34 #

      Gostaria de saber a forma certa de utilizar o blogger, algumas ideias que facilitem o uso...obg

    9. Ozielly Thawanny 15 outubro 2016 at 18:52 #

      Post bem completinho e perfeito para quem pretende criar um blog e não sabe onde fazer isso, sempre bate essa dúvida de qual plataforma usar, eu particularmente amo o Blogger ❤ e acho muito mais prático mexer e personalizar ele. Sem falar que no WordPress tem que pagar hospedagem neah?

    10. Henrique Ujo 19 outubro 2016 at 10:58 #

      Olá, Karoline. Parabéns pelo post! Muito bem explicado e objetivo.

      Mas eu tenho uma dúvida quanto a um ponto destacado por você no post. O que é exatamente esse limite de 15 gb do blogger? Limite de hospedagem de imagens? Dos textos? O que acontece quando chega nesse limite? Não pode mais fazer postagem? Obrigado desde já.

    11. Dafne 27 outubro 2016 at 12:07 #

      Seus posts são muito úteis e muito bem feitos!!
      Parabéns pelo blog!

    12. isabela 13 novembro 2016 at 13:56 #

      Karol, tô com muita dificuldade no blogger. eu uso templates free, mas a personalização tá dificil. pode me ajudar com algo? eu não conheço ninguém que saiba mexer em html.. por favor!! bjs, isa

      • Karoline 25 novembro 2016 at 14:01 #

        Oi Isabela, aqui no meu blog tem vários tutoriais para Blogger. ^_^
        Beijos

    13. Silva Joel 1 fevereiro 2017 at 21:23 #

      Por que você deve usar o Blogger?

      Por que você deve usar o Blogger?
      O Blogger é a única plataforma de gerenciamento de conteúdo livre e robusta, mas apesar de receber o crédito e apreciar as pessoas sempre o degradam por seu comportamento lento e enferrujado. Você já olhou para o blogueiro ultimamente? Há 7 anos, tinha apenas 250.000 usuários ativos, mas hoje é a única plataforma que tem mais de 400 milhões de usuários ativos. Isso é mais do que toda a população da América do Sul. Ao longo dos últimos dois anos, o Blogger evoluiu como uma versátil plataforma de CMS. Temos visto que muitas das principais indústrias, como o Twitter está usando plataforma blogger para hospedar seu conteúdo. Não é apenas uma simples plataforma. É uma ferramenta poderosa com características robustas. Recolhemos algumas razões pelas quais você deve usar o Blogger, quais são suas principais características e porque o Blogger é melhor do que outros.

      Blogger uma plataforma de uso livre:

      O Blogger é uma plataforma de código aberto, outras palavras que podemos dizer é gratuito. Ao contrário de outros, não há necessidade de comprar hospedagem porque os sites de blogger são hospedados no Google Servers. Ele pode ser usado para qualquer finalidade pessoal ou industrial, sem qualquer custo.

      Quem gostaria de pagar milhares de dólares em comprar uma plataforma CMS que quase tem os mesmos recursos do Blogger? Por que uma pessoa iria contratar um desenvolvedor se ele conhece todas as habilidades de si mesmo? Muitas empresas de CMS exigem uma licença anual, o que significa que você tem que pagar-lhes uma mão cheia de dinheiro a cada ano. Por outro lado, o Blogger está livre de tais limitações. Ele ainda não forçá-lo a colocar seu backlink no rodapé. No entanto, alguns fãs como nós link de volta para mostrar nossas apreciações

      Suporte a Modelos Profissionais:

      Você nunca sentiria dificuldade em encontrar um modelo grátis para seu site. O Blogger tem uma vasta gama de coleção de temas gratuitos. Se você é incapaz de encontrar um tema adequado, então você pode conferir alguns temas profissionais livres desenvolvidos por mais de desenvolvedores em Templateism . No entanto, se você ainda não encontrou um tema gratuito, então você pode nos contratar para desenvolver um tema robusto para o seu site a preços razoáveis.

      Widgets abrangentes:

      O Blogger usa widgets e plugins que ajudam você a construir um site melhor e mais saudável. Ele tem uma ampla gama de livre Widgets inventário que nos permite adicionar mais faísca para o nosso site. Existem alguns desenvolvedores respeitáveis ​​como nós que continua a desenvolver novos widgets para manter esta plataforma viva. Você pode acessar o nosso inventário Widget ou pode até mesmo pedir-nos para desenvolver qualquer plugin que você precisa.

      Quase ZERO Inatividade:

      Pingdom cita uma vez "Desde que o Blogger foi o único serviço com zero Tempo de atividade em tudo. Nós pulamos o gráfico aqui. Esperamos que você não se importe. Simplesmente não teria que interessante ". Nós não temos que provar que é a única plataforma que tem zero tempo de inatividade. Dá a estabilidade e você pode sempre retransmitir com seus olhos próximos.

      Interface amigável:

      Você não precisa de desenvolver habilidades para usar o blogger em seu site. Toda a interface não é complicada em tudo. A partir do painel para o painel de configuração tudo é organizado de forma sistêmica para que um iniciante não sentiria qualquer dificuldade ao usá-lo. Com exceção do uso básico que Aprimorando e que modifica os skins é razoavelmente direto também. Meu blogger Tutoriais tem toneladas de tutoriais livres para que os usuários possam aprender cada bit dele.

    14. Walderei 14 abril 2017 at 12:20 #

      Discordo totalmente. Já tive blog no blogger e no WordPress. O mais seguro e que demanda mais conhecimento técnico é o blogger. Mais seguro porque que faz a segurança é o próprio Google. Mais técnico porque não há plugins para "facilitar" as coisas. Já tive blogs no WordPress invadidos por hackers, mas meus blog no blogger sempre foram intocáveis. Conclusão: o blogger é muito superior.

    15. Roldão da Conceição Mucuho 21 junho 2017 at 16:38 #

      Bem vindo pessoal, eu nunca tive um blog no WordPress só tenho alguns sites profissionais no blogger, mas eu sempre admirei blogs de WordPress e cheguei uma conclusão de que o WordPress é melhor que Blogger. E também temos que ver no caso de Marcadores, o WordPress apresentar: Tags e Categorias, enquanto que o Blogger apresenta somente: Etiquetas.
      E também no WordPressa maneira de postar a pessoa é que escolhe, que pode ser dessa maneira:
      - http://www.seusite.com/categoria/titulo-do-post ;
      - http://www.seusite.com/titulo-do-post ;
      - http://www.seusite.com/ano/mes/titulo-do-post;
      E mais, você que pode personalizar lá mesmo, enquanto que no blogger só existe a maneira padrão que é:
      - http://www.seusite.com/ano/mes/titulo-do-post.html ;

      E eu vejo o WordPress como melhor.
      De: Roldaonews.com - http://www.roldaonews.com

      • Karoline 24 junho 2017 at 1:04 #

        Eu adoro essas pequenas coisas que o WordPress tem! Sempre sentia falta delas quando usava Blogger. :-)

    16. Luiza 23 julho 2017 at 16:54 #

      Olá! Você me ajuda bastante, grata por tudo... Quero saber qual editor você usa para editar as fotos, se puder responder agradeço!! Um beijooooo ♥

    Deixe um comentário