5 dicas para escolher o nome do seu blog | Follow your dreams
Blogosfera

5 dicas para escolher o nome do seu blog

Oi pessoal,

Recebo com frequência mensagens de leitores pedindo opiniões ou sugestões de nomes para seus blogs. Eu adoraria responder cada um com o nome perfeito, mas como não sou boa nisso, decidi falar sobre esse assunto aqui e compartilhar as dicas que usei quando estava com essa dúvida.

Aqui vão as minhas dicas! :)

5dicasparaescolheronomedoseublog

Tenha paciência. Escolher o nome de um blog não é fácil, mas é preciso pensar muito e só se decidir quando tiver certeza que achou o nome ideal. Lembre-se que para mudar o nome depois dá muito trabalho, terá que mudar o layout, página no Facebook e contas em redes sociais se possuir, e o pior, terá que mudar o endereço/domínio, o que te fará perder muitos leitores. Então caprichem!

♥ Não escolha o nome baseado no “momento”. Hoje você pode gostar daquela banda/música/filme/assunto, amanhã pode não gostar mais, isso é comum, as pessoas mudam constantemente. E seria difícil continuar postando com o mesmo entusiasmo no blog com um nome que lembra algo que você não gosta mais.

♥ Não copie o nome daquele blog famoso. O erro mais grave nessa hora é sucumbir ao plágio, talvez por achar que aquele nome é perfeito e você não conseguirá pensar em um tão bom, ou porque acha que se tiver o nome parecido você fará sucesso também, os dois pensamentos estão errados. Copiando o nome de outro blog você já vai começar causando uma péssima impressão nos leitores que, ao acessar o seu blog pela primeira vez, vão logo se lembrar daquele blog famoso que você copiou.

♥ Escolha um nome que tenha relação com o que você posta. E se você não tem um assunto definido ou não quer se limitar à apenas um, escolha um nome que não tenha foco em nenhum assunto (fiz isso no Follow your dreams). Isso evita que um leitor visite seu blog em busca de um tema específico, pois o nome do blog o fez pensar que se tratava daquilo, e se decepcione ao não encontrar aquele conteúdo no seu blog. Na dúvida, se pergunte: Você conhece alguém que chegou ao sucesso copiando outra pessoa?

♥ Evite utilizar palavras com letras repetidas, a escrita fica confusa e é mais fácil errar ao digitar o endereço. Exemplos: blogdaana.com.br ou bloggastronomia.com.br. Pode ser que seja inevitável ter letras repetidas, por diversos motivos, talvez você tenha amado aquele nome e não deseja trocar, mas não se preocupe, seu blog não estará fadado ao fracasso por causa disso, afinal toda regra tem sua exceção.

♥ Faça uma lista de palavras que você gosta. Eu usei essa dica e listei a palavra dream, que significa sonho, aí logo me veio a mente uma frase que sempre gostei muito “Follow your dreams”, e assim surgiu o nome do meu blog.

♥ Teve uma ideia? Pesquise blogs existentes com o nome que você pensou. Todo mundo gosta de originalidade. Escolher um nome único garante que você vai conseguir cadastrar o domínio perfeito, sem caracteres desnecessários, e ficará ainda mais fácil de lembrar. Por exemplo, se já existisse um blog com o mesmo nome que o meu e o endereço followyourdreams.com.br já estivesse cadastrado, eu teria que acrescentar algo à ele para cadastrar o meu blog e isso faria com que os leitores o confundissem com esse que já existia. Tudo que você NÃO quer é que os seus leitores não consigam encontrar o seu blog.

 

Mesmo que demore, não se desespere! Quando você menos esperar o nome perfeito vai aparecer, mas enquanto não aparece você pode ir preparando alguns posts. :)

 

Essas são as minhas dicas, espero que ajude.
Até a próxima! Um beijo!

 

*ESSE POST FOI REESCRITO NO DIA 22/05/2016.

28 Comentários

  1. Menina esse seu post foi ótimo, como exemplo perfeito para esse assunto tenho eu! Fiz meu blog a quase um ano, dei o nome Gaveta de Maquiagem, amei o nome, tinha toda relação com o que eu posto, até que descobri que outro blog também recebeu o nome do meu (depois que criei o meu)! Fiquei péssima, já estava acostumada com o nome do meu blog, mas ninguém merece blogs homônimos né?! Não teve outra saída, mudei o nome do blog e assumi logo o domínio .com, outra dica muito importante. Agora ele é Maquiagem na Gaveta, pelo menos mantive os principais nomes, o que tornou a mudança menos dolorosa para mim!

    Beijos

    1. Renata, eu vi o seu post falando sobre isso, que coisa chata.. Menos mal que deu pra deixar o nome bem parecido, continua bem legal. :)
      Vou adicionar a sua dica no post, obrigada! ♥

  2. Nossa muito bom esse post.
    O meu blog mesmo já teve vários, mas esse ano resolvi me dedicar a ele e criei um definitivo e que combina comigo…
    Pra quem ta iniciando é difícil mesmo escolher…. ; )

  3. Sempre sonhei em ter um Blog , já planejei vários nomes e tal , mas eu não tenho ideia do tema do blog . Podem me ajudar com isso por favor ?

  4. Olá, sou novo neste mundo dos blogs e eu estou totalmente desesperado por um nome… Rsrs… Obrigado pelas dicas creio que vá me ajudar muito! Acaba de ganhar mais um leitor!!!!

Deixe uma resposta